auá logo

são paulo sp

11 951958472 | 11 959191010 | 11 96438-7910

 

B

Bairro da Gente Aeroclube – Limeira/SP

O projeto que englobou a participação da comunidade local, prefeitura, e diversos escritórios de arquitetura, elaborou todo um novo bairro no terreno do atual Aeroclube já desativado a partir de um workshop com o arquiteto dinamarques Jan Gehl.
Nossa participação foi o desenvolvimento do Street Park, no Distrito da Música, além de um sistema de pequenos largos dispostos pelo distrito, estabelecendo relações de identidade com cada local de implantação. Estes espaços remetem a elementos simbólicos para a comunidade: o samba, o rock, a arte urbana, etc.
A Praça da Música/Street Park é um espaço público central ao Distrito da Música, com esportes radicais, apresentações musicais e arte e cultura urbanas. É um aglutinador de todas as idades, principalmente jovens. Um eixo de travessia central conecta uma das esquinas da praça ao calçadão, com diversos espaços confortáveis para crianças, adultos e idosos com bancos, fontes d’água e áreas de leitura.
A existência de espaços diversos para públicos variados contribuem para o uso intenso da praça durante o dia e a noite, durante a semana e nos finais de semana, tornando a Praça da Música um espaço com vida intensa. A caracterização desta área como polo aglutinador das atividades é reforçada ainda pela previsão de eventos e festivais de música e cultura urbana ao longo do ano.
O conceito urbanístico Bairro da Gente permite que ao longo do tempo de consolidação do bairro sejam implantados diversos espaços temáticos incorporados de maneira integrada ao tecido urbano. Todo o processo de projeto foi elaborado de maneira participativa com membros da comunidade, uma maneira de se aproximar das reais necessidades locais e de gerar o sentimento de pertencimento. Sua implementação se dará por meio de uma PPP (Parceria Público Privada) que deixará como legado público diversos equipamentos. Além disso, seu desenvolvimento e construção serão importantes injetores econômicos e geradores de emprego local.

Processo participativo

praça central

praça central

Sistema de largos em esquinas