auá logo

são paulo sp

44 33543285 | 44 997253285 | 11 951958472

 

C

Capela do Santíssimo

Maringá | PR
2015 [ projeto e conclusão da obra ]

Nas igrejas católicas existe um lugar destinado à oração particular dos fiéis: a Capela do Santíssimo. Nos horários alternativos às missas, as pessoas podem ter seus momentos de oração e reflexão individual. É nesse espaço de enorme importância litúrgica que está guardado o Sacrário com as hóstias consagradas que depois serão levadas aos fiéis. Uma lâmpada vermelha permanentemente acesa lembra a todos que o próprio Cristo está presente ali.

Esta pequena capela foi construída no interior da Igreja Nossa Senhora do Rosário, situada no Conjunto Requião, em Maringá. Interessante notar aí uma bela e oportuna coincidência entre o nome da paróquia e o rosário - objeto usado para a devoção pessoal dos católicos romanos. Assim como a Igreja é para o seu bairro um espaço de acolhimento, a Capela do Santíssimo é o espaço de contato íntimo entre o indivíduo e seu Deus.

A paróquia ainda não possuía a sua Capela do Santíssimo; para tanto foi aproveitado o espaço de um depósito pouco usado, abrindo-o para o interior da nave. Não haveria outra intenção possível para este projeto que não fosse buscar promover um ambiente próprio para a reflexão pessoal. Uma atmosfera em que a pessoa sinta-se envolta pela paz e pelo cálido abraço acolhedor da presença divina.
Os materiais empregados são simples, mas também nobres: madeira, cimento e luz. As paredes laterais foram revestidas com Microfloor, acabamento com aspecto semelhante ao concreto e que confere ao espaço elegância com alguma rusticidade. O interior da capela é conformado por um plano contínuo de madeira, em tábuas de itaúba, que surge no piso indicando a entrada, sobe pela parede posterior e segue por sobre as pessoas, dobrando-se de modo a conformar uma espécie de abrigo – arquétipo de casa – e continua subindo como painel vertical até o forro da nave da igreja.

Na parede de fundo da capela foram abertas frestas por onde a luz passa. De um lado, Linhas de luz natural, de outro três pequenas frestas para a luz vermelha – símbolo da presença de Deus. Lâmpadas de desenho delicado nos filamentos de carbono ficam suspensas no teto e podem ter sua intensidade de brilho controlada por meio de um dimmer. O mobiliário, de traços retos e limpos, foi desenhado especificamente para esta capela. O banco, o genuflexório, o suporte do sacrário e uma pequena mesa de apoio foram feitos em garapeira – madeira clara que se destaca no interior da capela.