auá logo

são paulo sp

44 33543285

 

C

Casa Carpa

Pederneiras | SP
2013 [projeto]
200 m²

A Casa Carpa ocupa o terreno formando pátios triangulares. Começa com um jardim externo em um volume que se levanta a partir do lado esquerdo do lote de 11 x 25 metros. Desenvolve-se em uma diagonal que avança até o meio do lote, rebate no lado oposto e volta para esquerda formando um V. A forma contínua da casa é resposta ao desejo do cliente, que queria uma casa “com telhado e mezanino”.

A inclinação do telhado conduz a altura crescente do volume branco, que ao tocar o limite do terreno já possui altura suficiente para o segundo pavimento, onde estão os dormitórios, na porção posterior da casa. O primeiro pátio é o jardim de entrada da casa; a entrada se dá de maneira indireta, por um deslocamento na parede frontal, uma “brânquia”.
Acessa-se a casa pela sala. A garagem é o ponto mais baixo do telhado, ligada à área de serviço. A partir da sala, com pé-direito duplo, a escada leva ao andar superior. A cozinha está no meio da casa, onde acontece a “quebra” na planta, e encerra parte da casa. Saindo da cozinha existe uma área aberta porém coberta. Um espaço “alpendrado” destinado ao lazer, cotidiano ou eventual, sob o pavimento dos quartos. A sala de televisão está em um cômodo oposto á cozinha, ligado à varanda.

Dois novos pátios se criam com a segunda porção da casa. Um, à esquerda da cozinha tem o caráter mais íntimo, enquanto o “pátio” maior, uma área externa de lazer , foi pensado para festas e reuniões. A implantação inclinada da casa no lote se entende também a partir da insolação. O pavimento superior recebe o sol da manhã em seus dormitórios, deixando a circulação, saleta-mezanino com janelas saltadas, recebendo o sol oeste e olhando para o jardim com a piscina.

Planta do térreo

Planta do pavimento superior