auá logo

são paulo sp

44 33543285

 

I

Edifício Itororó

Maringá | PR
560,00 m²
2014 [ projeto ]

O Edifício Itororó localiza-se em frente ao parque dos pioneiros, em Maringá-PR. Sua forma é resultado da implantação em um terreno pequeno e estreito, onde se pode construir até 3 pavimentos acima do térreo e sobre o qual incidem recuos laterais obrigatórios que dificultariam qualquer solução. A forma deste pequeno edifício é portanto o resultado das condicionantes físicas, entorno e terreno. Uma arquitetura que busca a vista do parque à sua frente ao mesmo tempo em que se ergue em uma modesta verticalidade possível.
O programa de necessidades compõe-se de salas comerciais, sendo 3 pavimentos com 2 salas por andar, e uma grande sala térrea. Acessos e fluxos verticais concentram-se em um único ponto central da lâmina, ligando desde a cobertura até o subsolo onde há vagas de garagem. Todo o potencial construtivo foi alcançado.

Mesmo sendo uma construção de apenas 4 pavimentos, o edifício apresenta fortes linhas verticais, que nascem do chão e sobem direto até o topo. Isso acontece principalmente no lado esquerdo do prédio, o lado que se revela mais "limpo", exposto ao sentido do tráfego da via. Desse lado, foi mantido o recuo lateral da torre, 2,5 metros, para todo o edifício, evitando a tradicional composição de embasamento no térreo e sobreloja e torre acima. Do lado direito e ao fundo, terraços surgem para as salas comerciais à medida em que o prédio preenche os espaços delimitados pelos parâmetros urbanísticos do lote.

Plantas subsolo, térreo e 1° pavimento

Plantas 3° e 4° pavimentos e cobertura