auá logo

são paulo sp

44 33543285

 

A

Escritório AUÁ arquitetos

Maringá | PR
2015 [projeto e obra]

Ter um escritório no térreo, voltado pra calçada, traz algumas condicionantes que o fazem semelhante aos comércios e serviços cotidianos ao nível da rua.

O escritório AUÁ arquitetos localizado no centro de Maringá/PR se mostra como uma vitrine pra rua: transparente e permeável ao olhar.

O espaço de 40 m² foi organizado por meio de um volume em placas de OSB que se estende desde a fachada até o fundo, dobrando-se pela sala de forma a configurar espaços de ambiências diversas e baixo custo.

Logo na entrada surge a arquibancada voltada para a calçada, um espaço versátil que serve de sala de reunião e espaço para leituras e conversas. Dali pode-se contemplar a vida na calçada, observando as pessoas e os carros que passam em diferentes ritmos ao longo do dia. Com as portas abertas na esquina, o espaço entre a arquibancada e a fachada de vidro torna-se um alargamento da calçada, suavizando o limite entre dentro e fora.
Para seguir adiante é necessário subir os degraus da arquibancada e percorrer a "passarela-biblioteca" sobre o plano de trabalho até à copa. O piso é também mesa e banco. Diferente da concepção de mobiliário tradicional que separa os planos de pisar, sentar e trabalhar propusemos um único volume de madeira que convida as pessoas a se movimentarem pelo espaço, desfrutando da surpresa gerada pelas mudanças de nível e interagindo com ele de forma efetiva, experimentando arquitetura. É possível ainda deslocar parte da arquibancada para debaixo de uma das bancadas, integrando áreas de trabalho e reunião e garantindo condições de acessibilidade.

Olhando para cima está a grelha que preenche todo o espaço, pendurada por vigas metálicas. Sua função é tornar a escala do espaço mais aconchegante, diminuindo a elevada altura da sala e criando interessantes efeitos de luz ao longo do dia e da noite.
Do lado de fora, foram instalados três paraciclos próximos à esquina, ofertando à cidade espaços de parada para meios de transporte não poluentes.

Tanto dentro quanto fora da sala pensamos em um ambiente informal que tenha lugar pras pessoas sentarem, ficarem e conversarem. Um espaço de múltiplas possibilidades, aberto ao livre pensamento e ao fluir da criatividade.

Subir na mesa é permitido.