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FDE Diretoria de Ensino Santo Anastácio

Autores: AUÁ arquitetos + OBRA arquitetos
Santo Anastácio | SP
2013 [projeto]

A criação de um programa público novo traz a expectativa da experimentação necessária ao estabelecimento da base conceitual dos novos edifícios e das necessidades espaciais de seus usuários. Acreditamos que o processo de concepção das novas diretorias de ensino deva trazer especulações de espaços e de linguagem, baseando-se no sistema construtivo das escolas construídas pela FDE e realimentando o repertório com as conquistas destes experimentos.

Esta diretoria, que será responsável por 59 escolas de 9 municípios da região, adquire não apenas importante papel administrativo, mas deve também propiciar espaços generosos para o encontro da comunidade escolar da região na busca pelos melhores rumos para a educação pública.

O conjunto se organiza ao redor de uma praça de convívio localizada na parte do terreno em que havia o maior número de árvores, evitando assim que sejam derrubadas. Ao redor deste vazio organizam-se os três núcleos programáticos principais: o núcleo pedagógico, o conjunto de auditórios e as áreas administrativas.
Os acessos a partir da rua acontecem em dois níveis, um inferior que leva à praça conformada pelo núcleo pedagógico e pelos auditórios; e outro em nível mais alto, que conduz o pedestre por uma rua longitudinal ao terreno. Acima desta, localizam-se os três blocos administrativos entremeados por pátios verdes e conectados por uma circulação metálica externa.

A rua interna e a praça comunicam-se por uma larga escadaria, proporcionando a continuidade de percurso entre os dois térreos. A escada adquire especial importância tanto por ter dimensões próximas as das escadarias urbanas, tornando-se portanto lugar de estar e mirar, quanto por constituir-se como elemento de transição entre as diferentes escalas do projeto. Ao passar por ela cambia-se da sequência de pátios introspectivos - ora descobertos, ora sombreados - para o espaço de caráter mais monumental da praça, de onde sempre se é visto.

Da heterogeneidade de espaços propiciada pela fragmentação do programa em volumes autônomos multiplicam-se os percursos possíveis no lote e intensifica-se o contato com o meio exterior. A variedade das narrativas propiciadas por estas estratégias projetuais tem em comum o espaço aberto como protagonista. Aberto, tanto no sentido físico de pedaço de terra não enclausurado, como na permissividade às diferentes e, por vezes, contraditórias apropriações humanas do espaço construído.

planta térreo inferior | 1. capacitação à distância | 2. supervisão de ensino | 3. gestão da rede escolar| 4. refeitório | 5. auditórios | 6. praça | 7. estacionamento

planta térreo superior | 1. núcleo pedagógico | 2. auditório | 3. perícia médica | 4. rua

planta primeiro pavimento | 1. recursos humanos | 2. finanças

planta segundo pavimento | 1. adm/direção | 2. finanças