auá logo

são paulo sp

44 33543285 | 44 997253285 | 11 951958472

 

P

Loja Ao Cubo Paraty

A proposta de comercializar presentes criativos que tenham como tema a cultura de Paraty e que sejam produzidos por artistas locais deveria refletir-se na arquitetura da loja, cujo projeto deveria ao mesmo tempo trazer características locais e dialogar com linguagens contemporâneas.
O primeiro passo para isto já estava dado, a localização numa casa colonial no centro histórico, na Rua do Comércio, praticamente ao lado da Igreja do Rosário dos homens pretos. Nosso projeto buscou no imaginário local os elementos que participariam do processo de criação deste pequeno espaço de 16m². O balcão de exposição azul, contínuo, inflexionado contorna toda a sala e conforma o espaço central: uma baía de contornos irregulares, pontuado ao centro por um elemento vertical de geometria bem definida, um farol.
Abaixo do balcão está o estoque e acima dele um expositor feito em ripado horizontal segue se dobrando pela sala em diferentes alturas, construindo as curvas de nível desta geografia criada. A circulação de pessoas acontece de forma fluida, à maneira da agua que invade a cidade na maré alta, construindo um percurso entre dois materiais contrastantes: a madeira, maleável, capaz de se curvar para construir barcos e a estante de aço em módulos cúbicos, dentro dos quais se encaixam as caixas de acrílico translucido.
A partir de um variado quadro de referências buscou-se, assim, construir uma narrativa que tenha base na geografia, na história, no patrimônio e na cultura locais. Que seja conectada às raízes, mas também às antenas.

Foto aérea de Paraty

Isométrica - ilha e estoque