auá logo

são paulo sp

44 33543285

 

V

Villa Kids

Botucatu | SP
2016 [projeto e obra]

A loja Villa Kids já funcionava há alguns anos em Botucatu-SP vendendo artigos para bebês como roupas e acessórios, mas precisava adequar seu espaço à venda de móveis para se tornar revenda exclusiva de um fornecedor. O salão simples de 130m², conhecido popularmente como “barracão”, passou por uma obra de apenas três semanas e de baixo custo, aproveitando ao máximo o existente e visando criar múltiplas ambiências, sem perder a unidade do espaço.

Provavelmente o maior desafio neste tipo de loja é que os próprios móveis delimitam e criam relações espaciais e formais. Assim, a solução foi uma intervenção que, embora simples, conferiu ao espaço a complexidade de vários ambientes sequenciais, separados apenas pela distribuição do mobiliário e cortinas leves, fazendo referência ao próprio nome da loja e reforçando o conceito espacial:
VILA s.f. conjunto de casas pequenas, geralmente iguais, dispostas ao longo de um corredor ou à roda de uma área que comunica com a rua. (dicionário Michaelis)
A sequência de forros inclinados traz o arquétipo da casa como elemento lúdico de referência à vila, além de adequar o pé-direito à escala das pessoas que ali circulam, enquanto as muitas luminárias pendentes ajudam a manter a percepção de espaço único.

As vilas são frequentemente lembradas como o espaço de brincar das crianças que as frequentam, devido a sua relação agradável com a rua, numa escala humana de percepção do espaço público. E, com a impossibilidade de realizar grandes intervenções na parte exterior da loja, introduzimos pequenos elementos marcantes da vida pública: o parquinho, a vegetação e a praça, representados pela vitrine com balanços – feita para crianças subirem -, o muro com plantas e o espaço de convívio permanente que ocupa área antes ociosa no estacionamento frontal.

O retorno positivo de clientes da loja, o aumento das vendas e a melhoria da relação da loja com a rua reforçam a relevância do espaço adequado e da arquitetura tanto na vida urbana quanto no funcionamento comercial.